Aqui está parte do meu portefólio. Nesta página exponho alguns dos meus trabalhos de Jornalismo favoritos. São projetos que me apaixonaram, histórias que tocaram pessoas ou cujo resultado final muito me orgulha.
Consulte o meu arquivo completo no ECO.
- Rede 5G acelera nas cidades. Irá descolar em 2023?Meo, Nos e Vodafone aproveitaram 2022 para levar o 5G à maioria dos concelhos, mas o acesso ainda é limitado para muitos portugueses. O que trará o novo ano para esta tecnologia?
- “Telecoms muito low-cost não são sustentáveis.” Entrevista à CEO da Ericsson PortugalAo fim de um ano como CEO da Ericsson Portugal, Sofia Vaz Pires diz que “o balanço não podia ser mais positivo”. Em entrevista, a gestora analisa também o setor das telecomunicações no país.
- O 5G está no ar. Vai aterrar no Rock in RioFestival vai pôr à prova o 5G das operadoras portuguesas. Depois de um longo caminho até ao lançamento, a tecnologia está no terreno e o ECO acompanhou a Vodafone durante a instalação.
- “Can’t be done?” Espírito português é de “why not?” Especial com David Simas, CEO da Fundação ObamaDavid Simas é filho de imigrantes portugueses nos EUA. O “espírito português” levou-o de porta em porta até à Casa Branca. Foi assistente do presidente Barack Obama. Hoje, dirige a Fundação Obama.
- Dos recordes às quedas. O que se passa com as criptomoedas?O valor das criptomoedas esteve perto de baixar da fasquia do bilião de dólares, caindo 20% em apenas dois dias. Algumas moedas afundaram 50% numa semana. Rebentou a bolha?
- Benefício de ter StayAway já só é “marginal”. Entrevista a um dos responsáveis da aplicaçãoRui Oliveira, administrador do INESC TEC e um dos rostos da StayAway Covid, considera que o benefício de ter a aplicação neste momento é apenas “marginal” face ao potencial. Há uma peça “gripada”.
- Entregámos o IRS com a ajuda da “Siri” das FinançasO Portal das Finanças tem um novo assistente virtual como a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon. Pôr o programa à prova na entrega do IRS foi uma experiência… interessante.
- Amazon já é “concorrência fortíssima” para a Sonae. Cláudia Azevedo promete “dar luta”Três anos depois de a Sonae afirmar que a Amazon não era “problema” para o negócio em Portugal, Cláudia Azevedo considera que grupo já é “concorrência”. Mas Sonae tem “armas” para vencer.
- “No digital nunca está tudo feito.” Entrevista ao secretário de Estado para a Transição DigitalNuma entrevista de três partes, André de Aragão Azevedo fala sobre ensino e literacia digital, a política de telecomunicações para Portugal e as propostas da Comissão Europeia para regulamentação do mundo digital.
- Subida da bitcoin faz fortunas em Portugal: “Tenho riqueza para dez encarnações”Para uns, é o futuro do sistema financeiro. Para outros, é uma forma de gerar riqueza. A subida recente da bitcoin faz “fortunas”, mas os reguladores alertam para o risco de também poder perder tudo.
- Empresas de encomendas antecipam loucura da Black FridayCom o comércio físico restringido pelo estado de emergência, os portugueses vão comprar online na Black Friday. CTT, DPD e Correos esperam dias de pico com centenas de milhares de encomendas.
- De ondas de rádio a bits na internet. Raio-X ao Portugal dos podcastsOs portugueses também dão cartas nos podcasts e são cada vez mais os que os ouvem. Descubra quem os faz, o que motiva e porque é que, apesar das audiências, ainda se luta pela atenção dos anunciantes.
- Robôs também já escrevem notícias em Portugal. Estão a estagiar na LusaA Lusa “contratou” um robô para escrever as peças de abertura e fecho da bolsa. Mas a automação no jornalismo está longe de ser novidade lá fora. Conheça as máquinas que escrevem as notícias.
- Nada se compra, mas tudo se paga. Uma vida por subscriçãoJá não é só a conta da luz. Há uma subscrição para a Netflix. Outra para o carro. Outra para o ginásio. Mais a do papel higiénico e a da comida do cão. A nossa vida, agora, é uma subscrição?
- Ascensão e queda de um “unicórnio”. O inferno da WeWorkJá foi uma das startups mais queridas mas destruiu 40 mil milhões de dólares de valor em poucos meses. Esta é a surpreendente história da ascensão e queda de um “unicórnio” chamado WeWork.
- As máquinas da Porsche são feitas nesta fábrica de BragaA ITEC faz algumas das máquinas e robôs usados por grandes fabricantes na construção de automóveis de luxo. Mas a empresa quer crescer e investir. E desenvolver mais tecnologia, de Braga para o mundo.
- O filho do taxista que é motorista da UberJoão Ferraz é filho de um taxista mas isso não o impede de “trabalhar para a concorrência”. É motorista da Uber há três meses. E o pai? O pai não se importa.
- “Cabaz do Peixe”: vinte euros por três quilos de peixe frescoNasceu em Sesimbra, mas Lisboa está já no horizonte. A iniciativa pretende reduzir o desperdício de pescado e promover a pesca artesanal. Conheça o “Cabaz do Peixe”.
Agradeço ao ECO por me permitir expor aqui os meus trabalhos.