Press "Enter" to skip to content

“Can’t be done?” Espírito português é de “why not?” Especial com David Simas, CEO da Fundação Obama

David Simas é filho de imigrantes portugueses nos EUA. O “espírito português” levou-o de porta em porta até à Casa Branca. Foi assistente do presidente Barack Obama. Hoje, dirige a Fundação Obama.

Há “oito ou nove anos” que David Simas, 51 anos, não pisa solo português. Mas ainda tem cá bastante família. Do lado da mãe, são os tios e primos no Alentejo, em Abela, perto de Santiago do Cacém. Do lado do pai, conta com familiares “mais distantes” em Faial da Terra, na ilha de São Miguel, Açores. Na última vez que veio a Portugal, integrava a comitiva de Barack Obama, então presidente dos EUA.

Advogado de vocação, o filho de António e Deolinda Simas — “imigrantes de Portugal” –, é hoje presidente executivo (CEO) da Fundação Obama, uma organização criada pelo antigo chefe de Estado norte-americano e que se dedica a descobrir e empoderar jovens líderes, da gestão de empresas à política. Nasceu no Estado de Massachusetts e fala melhor inglês do que português. Mas nem por isso deixa de ser um português que brilha lá fora. Agora a partir de Chicago, antes a partir de Washington DC.

Publicado originalmente no ECO.
23 de julho de 2021, às 16:38

Fotografia oficial da Casa Branca por Pete Souza