Press "Enter" to skip to content

O 5G está no ar. Vai aterrar no Rock in Rio

Festival vai pôr à prova o 5G das operadoras portuguesas. Depois de um longo caminho até ao lançamento, a tecnologia está no terreno e o ECO acompanhou a Vodafone durante a instalação.

Ao abrir uma torneira, a água sai. Ao ligar para alguém, o telefone chama. São trivialidades do quotidiano, tão banais que até nos esquecemos de que elas existem. Este grau de vulgaridade não tem correlação com a importância. Até chegar à sua casa, a água circula por um complexo sistema de distribuição — praticamente invisível, porém, crítico para as nossas vidas. E quando acede ao ECO ou atualiza o Instagram, a informação circula em milésimos de segundo do seu telemóvel até ao servidor, ou vice-versa.

São duas infraestruturas muito diferentes, mas que têm uma coisa em comum: enquanto funcionam, raramente ouvimos falar delas. Mas quando a água não sai, ou o telefone não chama, ninguém consegue ficar indiferente. Se a pandemia não tivesse sido suficiente, no princípio do ano, os portugueses foram novamente recordados da centralidade das telecomunicações no funcionamento da sociedade e da economia: em 7 de fevereiro, um ciberataque à Vodafone derrubou as redes da operadora durante vários dias. Pelo menos quatro milhões de portugueses terão ficado sem serviço.

Publicado originalmente no ECO.
18 de junho de 2022, às 19:33

Fotografia por Jeremy Bezanger via Unsplash